O conceito de remuneração variável foi introduzido pela primeira vez no final de 1800 por Frederick W. Taylor, como forma de melhorar a produtividade nas fábricas industriais. Desde então, foi adotado por setores como finanças e consultoria, onde geralmente é usado como forma de incentivar os colaboradores a produzir mais. Ou seja, o objetivo da remuneração variável é motivar os colaboradores a aumentar a produtividade e comprometimento com as entregas esperadas. Também pode ser usada como uma estratégia de retenção para colaboradores de alto desempenho.
Leia mais:
- Supere seus resultados com o apoio da EGU
- Desdobramento de Metas: O primeiro passo para atingir seus objetivos
- Gestão de Metas: Como este acompanhamento te ajuda a superar resultados
PRINCIPAIS MODELOS DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL
Ao contrário do que muitos pensam, os modelos de remuneração variável não são apenas para a alta administração. Com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas estão optando por modelos de remuneração variável com o objetivo de adaptar a força de trabalho de forma rápida e fácil às mudanças nas demandas.
Os principais modelos de remuneração variável são:
Remuneração baseada no desempenho: é onde os colaboradores recebem mais se tiverem um desempenho melhor do que o esperado ou dentro da meta estipulada.
Participação nos lucros: os colaboradores recebem uma participação nos lucros da empresa em determinados períodos de tempo.
Trabalho por entrega: É uma forma de remuneração variável em que o trabalhador é pago por entrega. As entregas geralmente são definidas com antecedência e espera-se que o trabalhador produza um certo resultado dentro de um período de tempo específico.
VANTAGENS DE USAR A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL
A remuneração variável tem muitas vantagens tanto para o gestor quanto para o colaborador. Para o gestor, permite proporcionar salários competitivos, aliados a um ambiente de liberdade e responsabilidade, onde cada um conhece e se compromete com seus resultados.
Também dá aos integrantes do time, mais controle sobre quanto ganham, o que aumenta a retenção e motivação da equipe. Para os colaboradores, a remuneração variável oferece mais oportunidades de sucesso financeiro do que um salário tradicional.
Outro ponto importante a salientar é que este tipo de remuneração incentiva os colaboradores a melhorar o desempenho e produtividade. Também estimula a equipe a desenvolver suas habilidades, a fim de aumentar seu potencial de ganhos.
Isso, entre outros benefícios como:
- Aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores
- Alinhamento com a estratégia
- Melhora a produtividade
- Cultura da meritocracia
- Incentiva a busca da excelência
O SEGREDO DA GESTÃO DA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL
O grande segredo de uma boa gestão da remuneração variável é saber utilizar a tecnologia a seu favor. Com uma boa solução, como o Bônus, você se livra da burocracia e estresse, define os indicadores de remuneração variável de toda a sua organização e acompanha o alcance das metas de uma forma prática e confiável.
O QUE O SEU NEGÓCIO GANHA COM O BÔNUS
O Bônus é uma ferramenta que faz toda a diferença na hora de fazer a gestão do seu programa de remuneração variável, trazendo mais transparência, segurança e alinhamento de todos com os objetivos estratégicos da empresa.
Empresa
Promove o alinhamento de todos com os objetivos estratégicos do negócio.
Colaboradores
Um Dashboard intuitivo e completo para proporcionar o acompanhamento da Remuneração Variável.
Recursos Humanos
Maior segurança e confiabilidade para a gestão da remuneração variável.
Financeiro
Agilidade e assertividade no processo de apuração dos valores a pagar.
Clique aqui e conheça o Bônus, nossa solução para a gestão da remuneração variável.