Empreender de modo aleatório é, sem dúvidas, algo extremamente arriscado. Por isso, a importância do Planejamento Estratégico e seu acompanhamento.
Porém, de nada serve um excelente planejamento sem objetivos claros e metas bem definidas.
Da mesma forma como os Indicadores de Desempenho servem como um guia para o atingimento de suas metas, elas também servem como um GPS guiando-o até o seu objetivo final.
Um conceito muito prático (= útil + simples) para saber se estabeleceu corretamente um objetivo é o Método SMART.
O método SMART
O método SMART é uma ferramenta eficaz que auxilia na definição de metas claras e objetivas, visando avaliar se as metas definidas possuem os requisitos fundamentais para atingir o objetivo esperado. SMART é um acrônimo que significa:
S – Specific (Específico)
O objetivo depende especificamente do que cabe ao responsável fazer, ou tem influências importantes fora do seu alcance?
Ter metas específicas de acordo com os objetivos desejados, é fundamental na busca de nosso propósito. Portanto, nessa fase, é muito importante que tudo esteja claro, que as pessoas responsáveis sejam definidas.
M – Mensurável (Measurable)
É possível atribuir um indicador que realmente reflete o objetivo, e cujos dados possa obter com facilidade?
Para saber se o objetivo está sendo alcançado, é necessário poder mensurar seus resultados.
Este controle auxilia no acompanhamento da efetividade dos processos, permitindo uma visão clara do que acontece na organização.
A – Achievable (Alcançável)
O objetivo é alcançável? Nada me adianta ter – ou atribuir a outros – objetivos sem condições de alcançar; metas de 0 ou 100% estão neste quesito.
Tanto os objetivos, quanto às metas traçadas para alcançá-los, para serem viáveis, precisam ser realistas. Você pode desafiar-se e definir objetivos ou metas ousadas. Mas certifique-se de que são atingíveis.
R – Relevant (Relevante)
O objetivo tem significado para o responsável, e impacto na organização?
Neste ponto, questiona-se se o objetivo escolhido fará alguma diferença na sua vida ou na do seu negócio, e se as metas são relevantes para a organização. Tenha em mente que todo o esforço deve ser recompensado.
T – Time Based (Temporal)
Tem claramente definida a entrega ? Aqui, além da data, pode-se checar se o que se entrega está bem entendido.
Assim como as metas são fundamentais para alcançar um objetivo, ter um prazo faz toda a diferença no alcance das metas.
Ter um tempo limite é importante para evitar a procrastinação e despriorização do seu objetivo.
Procure trabalhar com datas realistas, para evitar imprevistos ou frustrações que podem diminuir a qualidade dos seus processos.
O que podemos concluir do Método SMART
Sabendo definir seus objetivos e suas metas através do Método SMART, você aumenta as chances de sucesso do negócio. Uma dica é verificar algumas das metas da sua equipe. Se achar necessário, revise todas!