Brainstorm, ou tempestade de ideias, é uma ferramenta muito utilizada para buscar inovação no planejamento de projetos, resolução de problemas ou definição de estratégia, por exemplo.
O objetivo é proporcionar um debate entre os participantes, levantando o maior número de ideias ou soluções para uma dificuldade central.
Esta técnica permite o fluxo natural das ideias com bom humor e descontração, e é fundamental que não haja censura, crítica ou julgamento, buscando criatividade e focando em quantidade e variedade de ideias.
Por que utilizar o Brainstorming?
Existem diversas vantagens de se aplicar o brainstorming, como obter mais clareza ao definir estratégias, incentivar as ideias e criatividade dos colaboradores, melhorar o clima organizacional e estimular o bom relacionamento entre líder e equipe.
Utilizando esta técnica, você também terá mais êxito na resolução de problemas e mais facilidade de encontrar soluções inovadoras para a organização.
Algumas regras que você precisa conhecer
- Não julgue nem critique: Aceite e escute todas as ideias que forem apresentadas sem julgamentos. Até mesmo as sugestões mais absurdas podem trazer Insights valiosos;
- Fale o que vier à cabeça: Coloque as ideias para fora, sem filtros ou julgamentos. O momento é de focar na quantidade e não na qualidade. Despeje suas ideias e deixe para filtrar depois;
- Anote tudo que for dito: Por se tratar de uma chuva de ideias, alguns pontos podem se perder ou serem esquecidos ao longo do processo, por isso é muito importante anotar tudo o que for dito durante o brainstorming;
- Não interrompa o fluxo de criatividade: O brainstorming é baseado no fluxo livre, mas evite interromper os participantes quando estiverem falando. Caso tenha alguma ideia, anote e aguarde a sua vez de falar;
- Evite conflitos desnecessários: Conflitos são normais, mas em excesso podem tirar o foco do processo, transformando a reunião em uma competição para ver quem tem o melhor argumento;
Leia mais:
- EGU: O segredo para resultados excelentes
- Mapa da Estratégia: O que é, para que serve e como criar
- Como definir Indicadores de Desempenho para o seu negócio
Como fazer um Brainstorming
Agora que você já sabe os pontos mais importantes a serem considerados durante o brainstorming, vamos ver algumas dicas importantes para aplicar a ferramenta.
1 – Defina um líder (Mediador)
É muito importante definir uma pessoa que seja responsável por liderar a reunião, mediando o grupo ao longo da sugestão de ideias. Dessa forma você garante que o foco não seja perdido durante o processo e garante que as etapas ocorram de forma organizada.
2 – Preparação
Como em qualquer projeto, a preparação é um ponto fundamental. É importante um roteiro mapeado, com intervalos definidos para descanso. Assim, você garante o bom andamento do brainstorming.
3 – Tenha clareza no problema proposto
Para evitar desperdício de tempo e energia levantando soluções inúteis, é importante que todos os participantes entendam de forma clara qual o objetivo da reunião. Uma dica interessante é disponibilizar um briefing, isso ajudará os participantes a manter o foco no que realmente deve ser solucionado.
4 – Incentive a participação de todos
A ideia do brainstorming é estimular a criatividade e proatividade de todos os envolvidos. Por isso, é importante que todos contribuam com suas ideias.
5 – Esteja aberto para as ideias
Esqueça julgamentos ou críticas, e esteja aberto para todo o tipo de ideia. O momento é de focar em quantidade e não qualidade, e criticar sugestões pode causar desconforto e conflitos desnecessários, o que prejudicará o andamento da atividade.
Lembre-se que o objetivo da reunião é gerar o máximo de ideias possíveis, para somente depois selecionar as mais relevantes.
6 – Disponibilize Material de apoio – Registre as ideias
Registrar as ideias é muito importante para que nenhuma informação se perca. Por isso, lembre-se de disponibilizar material de apoio como papel, lápis, borracha etc.
Outra dica interessante é utilizar post-its para anotações. Assim fica mais fácil de separar as ideias por categorias, editá-las ou descartá-las.
7 – Não aponte culpados
A finalidade deste método é buscar soluções para os problemas apresentados , então, foque na sugestão de ideias e evite tentar encontrar culpados.
8 – Selecione as melhores ideias
Depois de reunir o máximo de ideias possíveis, é o momento de analisar as sugestões de forma mais crítica, e selecionar as que melhor se encaixam no objetivo proposto. Isso deve ser realizado antes do final da reunião.
9 – Respeite o tempo limite
Antes de iniciar a reunião, determine um tempo limite para a duração do brainstorming. Isso manterá os participantes focados na geração de ideias, sem perder a linha do objetivo.
Como você pode ver, aplicar a técnica do brainstorming traz mais agilidade para solucionar problemas de maneira efetiva, otimizando sua gestão e seu tempo.
Quer saber mais sobre ferramentas de gestão? Confira a série de vídeos Gestão na prática.