Antes de começarmos a falar sobre a importância de conhecer o seu dashboard, é importante reforçarmos que, além de proporcionar o levantamento de fatos e dados, possibilitando a avaliação do seu pior e melhor cenários, através do monitoramento de indicadores, você tem o controle do que está acontecendo no seu negócio em tempo real. Ou seja, a medição de itens de controle tem grande importância e impacto na organização.
Por isso, é fundamental que você saiba como interpretar essas medições no seu dashboard do Quattrus, e como isso te ajudará a passar por crises, dificuldades e atingir seus objetivos.
O IMPACTO DE CONHECER O SEU DASHBOARD
Uma empresa que não conhece seus resultados tende a perder desempenho e investimento, principalmente em fases como a que vivenciamos, de dúvidas e incertezas.
Não se pode confiar apenas em suposições. É importante realizar um processo cuidadoso, baseado em fatos e dados, o mais preciso possível. Assim você saberá o que está dando certo ou errado em seu negócio, antes da tomada de qualquer ação.
É muito importante você entender como funciona a ferramenta, onde fica e para que serve cada botão, para assim, utilizar 100% do que o software pode proporcionar. Porém, é muito importante também, que você consiga interpretar todos os sinais que aparecem no seu dashboard. O que cada medição me diz? Meu resultado foi pior ou melhor do que o previsto? Onde eu preciso priorizar o meu esforço de análise e planejamento para melhorar o meu desempenho?
ENTENDA OS SINAIS
Tudo o que fazemos gera um resultado. Este resultado pode ser muito bom, pode necessitar um pouco de atenção para correção de rumo, ou pode estar bem pior do que a meta esperada.
Para que você possa enxergar seu desempenho com clareza, agindo de forma direta e eficaz, o Quattrus apresenta em seu dashboard, os faróis de itens de controle. Eles representam uma forma simples para você identificar o que está bom (farol verde), o que pode ser melhorado (farol amarelo) e o que está em um momento crítico (farol vermelho).
Em casos críticos, se faz necessária a elaboração de uma análise de causas, a qual chamamos de FCA, a fim de entender os motivos desta anormalidade e estabelecer a ação para eliminar o problema.
VAMOS CONHECER MELHOR O SEU DASHBOARD
É muito importante você saber interpretar os sinais que surgem em seu dashboard. Acompanhando os faróis de itens de controle você terá a clareza de onde priorizar a análise e ações corretivas necessárias.
QUANDO ELABORAR UM FCA?
Você deve elaborar um FCA sempre que um resultado sair fora do previsto, tanto para melhor quanto para pior. Este método te ajuda a entender a anomalia de forma mais aprofundada, e auxilia na resolução dos problemas de maneira direta.
QUANDO ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO
Você deve elaborar um Plano de Ação sempre que a meta estiver vermelha, quando prever que a meta ficará vermelha ou quando identificar oportunidades de melhoria em algum item de controle. Para isso, utilizamos o método 5W2H.
CICLO PDCA
Monitorando e interpretando os seus resultados de forma correta, você gira o PDCA, garantindo a melhoria contínua dos seus processos.
Quer saber mais sobre o dashboard do Quattrus? Acesse este conteúdo que elaboramos pensando em você e na melhoria contínua dos seus processos.