O gerenciamento por indicadores de desempenho é fundamental para atingir metas e aumentar a performance das organizações. A visão integrada dos resultados, de forma prática, objetiva e automatizada, é o melhor instrumento para que gestores trabalhem na assertividade de suas previsões.
Uma empresa que não conhece e nem analisa seus resultados tende a aumentar seus custos e outras dificuldades. Principalmente, quando se trabalha na modalidade remota.
POR QUE UTILIZAR INDICADORES DE DESEMPENHO
Tanto na vida pessoal quanto na profissional, os itens de controle estão sempre presentes, e são ferramentas fundamentais para podermos determinar objetivos e planejarmos nossas ações, servindo como uma espécie de GPS que vai guiar você até o seu objetivo final. Porém, não basta apenas definirmos essas referências, também precisamos medi-las.
Quando bem definidos, os indicadores são fundamentais para mensurar os resultados mais importantes, que impactam de forma direta no desempenho da sua organização.
Leia mais:
- EGU: O segredo para resultados excelentes
- Plano de Ação: O que é e quais os erros mais cometidos
- Análise de Dados: Você está fazendo isso corretamente?
VANTAGENS DA GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO
Você já parou para pensar na quantidade de benefícios que esse acompanhamento pode te proporcionar?
- Facilita o atingimento das metas prioritárias
- Permite a obtenção de Fatos e Dados
- Possibilita definição de cenários
- Proporciona maior rapidez e assertividade nas decisões
- Auxilia na identificação de necessidade de ações corretivas
- Visão mais clara e otimização dos processos principais da organização
Mas, como definir os melhores indicadores de desempenho para o seu negócio?
4 DICAS PARA DEFINIR INDICADORES DE DESEMPENHO PARA A SUA EMPRESA
Foque nos objetivos do negócio
Você precisa estar ciente e totalmente alinhado aos objetivos do negócio para definir indicadores-chave que te levarão aos resultados esperados. Para isso, elabore planos de ação que determinem estes objetivos e metas a serem alcançados em um determinado período.
Aposte na simplicidade
Defina os mais importantes inicialmente, entre três ou quatro indicadores aproximadamente, e conforme o tempo for passando, vá ajustando ou estabelecendo novos.
Defina a forma de mensuração
Após saber aonde você quer chegar, de forma muito clara, defina como os dados destes índices serão avaliados.
Acompanhe os resultados
Separe um tempo para análise dos indicadores e resultados. É importante você avaliar se os indicadores definidos estão mesmo de acordo com os objetivos do negócio, ou redefini-los caso haja necessidade.
Através da atualização de dados confiáveis, este processo de acompanhamento possibilita identificar e corrigir possíveis causas que possam estar interferindo em seus resultados.
E para te ajudar a definir seus indicadores de forma mais prática, a confira esta série de e-books com exemplos de Indicadores de Desempenho para diversas áreas.