Ter uma metodologia de gestão é fator-chave para o sucesso de qualquer negócio. A importância disso se reflete na maneira em como os Gestores conduzem suas ações. Uma boa gestão pode ser capaz de identificar gargalos, evitar e solucionar problemas, ou planejar ações corretivas que sejam necessárias para alcançar os objetivos propostos.
Porém, de nada adianta um excelente método de gestão, se você não realizar um acompanhamento. É fundamental que a aplicação da metodologia seja avaliada e mensurada.
E para que essa análise seja realizada de forma prática, objetiva e certeira, o Quattrus disponibiliza a EGU. Quer saber mais? Continue lendo este artigo.
O QUE É E PARA QUE SERVE A EGU?
EGU é a sigla para Evolução do Gerenciamento das Unidades, uma funcionalidade do Quattrus, que possibilita medir a aplicação da metodologia do nosso software através da utilização dos recursos pelos usuários, e tem impacto direto no seu desempenho, possibilitando identificar os pontos que devem ser melhorados na gestão.
POR QUE UTILIZAR A EGU?
A utilização da EGU auxilia o gestor a aumentar resultados, avaliando o andamento da aplicação da metodologia. Isso possibilita priorizar ações e suporte técnico, com o objetivo de otimizar a execução do método, resultando no atingimento das metas.
Você pode acompanhar sua nota de EGU e visualizar as melhorias necessárias para aumentar a sua pontuação, em tempo real, e totalmente online, em seu dashboard do Quattrus.
RECURSO “MELHORAR A EGU”
O Quattrus também disponibiliza a opção “Melhorar a EGU“, um recurso com o objetivo de estimular o usuário a melhorar seu desempenho, através de dicas do que fazer em cada critério da EGU.
Assim, você pode otimizar a gestão dos seus resultados, identificando os pontos que devem ser melhorados em suas análises e planejamento.
ENTENDENDO OS CRITÉRIOS DA EGU
Para determinar a nota da EGU, são utilizados 6 critérios:
-
- Previsibilidade: Representa a porcentagem de itens que ficaram dentro do previsto no mês;
- Análise de Resultados: Mede a qualidade do uso do FCA;
- Planejamento para Resultados: Estimula que os gestores elaborem seus planos sempre que a meta não estiver atingida, ou seja, quando aparecer a cor amarelo ou vermelho na meta;
- Gerenciamento de Metas: Representa o percentual de metas que estão definidas, mas exige que ao menos uma delas represente um DESAFIO;
- Ações Planejadas: Estimula o gerenciamento das pendências decorrentes dos FCAs e Planos, evitando o vencimento das ações e reduzindo a pontuação para cada ocorrência de ação vencida;
- Gestão de Reuniões de Resultados: Verifica se a rotina das reuniões está sendo cumprida, registrando não apenas o agendamento e conclusão das reuniões, mas também, que ela tenha sido realizada conforme o padrão sugerido, com ata registrada no software.