Se a cada ação corresponde uma reação, de acordo com as leis básicas da Física, podemos conceituar um resultado como consequência de qualquer ato, seja programado ou aleatório.
Todo ato tem consequências, então tudo que fazemos sempre gera um resultado. O que vai diferir é a forma de fazer.
Projetos ou comportamentos padronizados tendem a gerar resultados iguais, se quisermos resultados diferentes, precisamos modificar algum padrão, o que pode ocasionar uma variação, seja ela pequena ou não.
Chamamos essa faixa de normalidade de “voz do processo”, e o segredo do sucesso está em afinar nossos ouvidos para que eles a escutem e possam segui-la.
SOBRE AS FAIXAS DO PROCESSO
Digamos que você esteja gerenciando o faturamento da sua empresa e os resultados dos últimos 12 meses são expressos num gráfico. Se você se apegar aos valores absolutos de cada mês, vai ficar complicado interpretar o gráfico e tomar alguma decisão. Por isso, geralmente, você faz uma aproximação ou arredondamento dos valores, ou seja, se o valor absoluto do faturamento deste mês estiver dentro de uma margem de 5% para mais ou para menos (de 95.000 à 105.000 reais, por exemplo), você poderá dizer que o valor é na “faixa de” 100 mil reais. Expressando os resultados através de faixas, com um limite inferior e superior, fica mais fácil de interpretar, fazer análises ou julgamentos sobre o processo em questão.
Na gestão, utilizamos dois tipos de faixas para analisar os resultados de um processo: A Voz do Processo e a Voz do Cliente. No Quattrus, chamamos a Voz do Processo de Faixa Verde e a Voz do Cliente, de Meta.
Leia mais:
- Acompanhe suas ações em 3 passos
- Por que você deve conhecer o seu dashboard
- Como alcançar suas metas em 2022 com o Quattrus
A DIFERENÇA ENTRE FAIXA VERDE E META
A FAIXA VERDE é a faixa de resultados normais ou reais de um processo, ou seja, reflete a normalidade do processo baseado no histórico de cada resultado. Na prática, isso quer dizer que a faixa verde representa aquilo que você está acostumado a atingir. Se seus itens de controle não estiverem dentro do esperado (ou seja, dentro da faixa verde) é necessário fazer um FCA.
Já a META é a representação gráfica daquilo que satisfaz o desejo ou necessidade do cliente. É o seu objetivo, o que você deseja atingir. Caso sua Meta esteja diferente de verde, você deverá fazer um Plano de Ação para conseguir atingir sua meta.
FAIXA VERDE E META NO QUATTRUS
No Quattrus, a cor da Meta é definida a partir da comparação dos valores da Faixa Verde com os valores da Meta. Ou seja, se os valores da sua Faixa Verde estiverem iguais ou melhores que a Meta, significa que o seu processo é capaz de garantir o objetivo desejado e portanto, a cor da Meta ficará em VERDE.
Ao contrário, se os valores da sua Faixa Verde estiverem piores do que a Meta, a mesma ficará sinalizada de Vermelho, e será necessário elaborar um Plano de Ação para conduzir a sua normalidade para atingir os desafios esperados.
Como você pode ver, gerir um processo significa encontrar uma harmonia entre a Voz do Processo e a Voz do Cliente.
Quer saber mais sobre as faixas do processo? Assista ao vídeo abaixo.