Blog da Quattrus

MÉTODO FCA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSA METODOLOGIA

Compartilhe

É muito comum empresas apresentarem resultados fora do previsto, principalmente em momentos mais delicados como o que passamos, embora a busca por excelência e melhoria dos processos seja o foco de toda organização.

Nesse contexto, costumamos perder muito tempo resolvendo dificuldades recorrentes, ao invés de agirmos diretamente no problema, ou seja, estamos remediando um sintoma, ao invés de atuar definitivamente na causa.

As ações sobre sintomas são urgentes. As ações sobre causas não têm pressa: elas só precisam ser definitivas.

Para isso, o Quattrus conta com a opção de elaboração do Método FCA, uma ferramenta que ajuda você a entender estas anomalias de uma forma mais profunda. Auxiliando na resolução dos problemas de maneira direta, evitando, assim, novas reincidências.

Vamos entender o que é o Método FCA

FCA é a sigla do termo Fato Causa Ação, uma ferramenta que realiza uma análise de causas e propõe ações para eliminar as anormalidades dos processos, através da técnica dos 5 porquês.

No Quattrus, deve ser realizado sempre que um resultado sair fora do previsto, tanto para melhor quanto para pior. Ou seja, quando o farol do seu item não estiver verde.

Conceitos e objetivos do Método FCA

 

  • Fato: É o relato do problema.
  • Causa: A causa é o motivo que levou à ocorrência da anomalia. Porém, nem sempre você identificará a casa real, ou raiz, em um primeiro momento. É preciso buscar a fundo os motivos, para chegar à causa raiz. Para isso, você deve utilizar o método 5-why, ou técnica dos 5 porquês. Este método consiste em questionar o porquê de forma sistemática e recorrente, até chegar à origem do problema.
  • Ação: Agora que você descobriu a causa raiz do problema, é o momento de partir para a ação. O que pode ser feito para acabar com a dificuldade de maneira direta, evitando, assim, novas reincidências? A ação, no caso, é a contramedida tomada para eliminar a causa identificada.

 

Basicamente, você deve identificar o FATO, listar as causas prováveis até encontrar a CAUSA RAIZ  do problema e, por fim, definir a AÇÃO que será executada para eliminar a anomalia.

Porém, existem dois tipos de ações: Ação sobre EFEITO CAUSA.

Ação sobre efeito: Remedia um sintoma, mas não evita reincidências.

Ação sobre causa: Atua direta e definitivamente na origem do problema, a fim de evitar reincidências.

Que tal um exemplo na prática?

Digamos que uma empresa de materiais de construção tenha ficado com as vendas 35% abaixo do previsto. É necessário descobrir o motivo que causou esse problema, para definir uma ação que evitará reincidências.

Em primeiro lugar, identificamos o FATO: Vendas 35% abaixo do previsto.

Agora, vamos para as CAUSAS:

  • Por que temos um produto com defeito? Não havia produtos suficientes para as vendas.
  • Por que não havia produtos suficientes? Porque os novos produtos não chegaram às lojas.
  • Por que os produtos não chegaram? Porque houve um problema na entrega.
  • Por que houve problema na entrega? Porque houve atraso na transportadora.
  • Por que houve atraso? Porque a rota planejada ficou 24 horas interditada.

Ação: Criar rota de contingência para todas as entregas.

No Quattrus, este FCA ficaria assim:

Como você pode ver, o FCA, além de prevenir riscos e contribuir para um conhecimento mais profundo sobre os processos da empresa, auxilia na identificação da causa raiz do problema, poupando tempo e recursos, além de fornecer melhor visualização dos fatos. É muito importante realizar a análise de causa para agir com foco no problema e eliminá-lo por completo. Dessa forma você garante uma  solução eficaz, podendo ser utilizado em qualquer área do seu negócio.

 

Gostou? Compartilhe

Blog da Quattrus

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

Você pode gostar

Fique por dentro

Cadastre-se na nossa newsletter

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.