A cada dia que passa são geradas mais informações, tecnologias, dispositivos e servidores que necessitam de comunicação entre si. As APIs, da expressão Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos, são interfaces que funcionam como pontes, transportando dados entre um cliente e um servidor. Sem que esse processo seja sequer percebido pelo usuário, elas estão presentes no funcionamento de diversos programas e aplicativos.
Por diversas vezes, o cliente precisa ter acesso a determinados dados disponibilizados por um banco de informações, serviço ou dispositivo, por exemplo. É nesse momento que entram as APIs. Para acessar tais informações específicas, existe uma solicitação — nomeada de requisição — à API. Desta forma, ela consegue fazer uma busca no servidor e devolver as respostas solicitadas em formato de dados, que são entregues em seu estado mais puro.
Portanto, as informações não são organizadas em uma interface desenvolvida especialmente para um uso específico. Não há também renderização feita por um navegador e para isso existem várias APIs presentes em nosso dia a dia.
Conheça mais sobre os benefícios da API e alguns de seus principais tipos abaixo:
Segurança
Por meio de uma API, é possível ter maior controle sobre as permissões de acesso ao software e hardware do seu sistema. Ela identifica quem são as pessoas que tentaram acessar seu sistema e a localização de onde partiu a requisição. Além disso, você decide quais informações ficarão disponíveis ao cliente no momento da integração.
Agilidade e compatibilidade na integração entre sistemas e aplicações
Ela também permite a realização de uma integração mais ágil de sistemas que sejam incompatíveis, sem que seja necessário alocar um time de desenvolvedores para o processo. Além de maior rapidez na troca de informações, há economia de tempo, quantidade de recursos financeiros e dados utilizados no trabalho.
Possibilidade de inovação em produtos e serviços
Muitas empresas disponibilizam suas APIs para que outros usuários e negócios desenvolvam soluções inovadoras com elas. Tudo isso sem que o produto original seja despadronizado, já que somente a empresa proprietária poderá permitir o acesso ou qualquer tipo de alteração na API.
Redução de trabalho manual
Uma das infinitas possibilidades oferecidas pela API é a automatização da extração de determinados dados. Assim, diminui a necessidade do trabalho manual no momento de exportar informações, como a geração de relatórios, por exemplo.
APIs públicas
São disponibilizadas ao público junto à sua documentação e sem processos complexos de validação de identidade de seus clientes, podendo ser acessadas por meio de um cadastro, por exemplo. Isso possibilita que mais pessoas conheçam a marca e o produto da empresa desenvolvedora, o que facilita o fortalecimento de uma relação com o público-alvo. Ao mesmo tempo, uma API pública requer mais controle e atenção ao modo como a interface é utilizada por terceiros. Dessa forma, há uma garantia para que se mantenham a segurança e o padrão originalmente ofertados, temos que tomar cuidado.
APIs parceiras
Com uma API parceira, seu sistema de gestão tem maior controle sobre os usuários que podem ou não utilizar essa interface. Geralmente, é desenvolvido um procedimento de acesso direcionado somente para parceiros do seu negócio.
APIs privadas
As APIs privadas oferecem maior restrição sobre seus acessos e dados disponíveis, podendo ser monetizadas para clientes. Elas também podem ser utilizadas como forma de otimizar processos internos. Nesse caso, as informações são acessadas somente por pessoas autorizadas internamente, o caso do nosso software.
Agora, você já sabe o que é uma API e quais são alguns dos seus principais benefícios. Que tal conhecer um pouco mais sobre todo o sistema Quattrus também?